terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"razão pra poder seguir"





Semana que vem é nosso aniversário de casamento. Cinco anos. Em maio, dez anos juntos. Desde o dia em que nos conhecemos, lá se vão quase doze anos.

Como a música sempre foi um elo, e uma forma de comunicação pra nós, mesmo quando não estivemos juntos, vou comemorar nosso aniversário postando algumas músicas que foram marcantes, e porque não dizer decisivas, nas nossas vidas, na nossa história.



A PRIMEIRA: ROUXINOL 


Alexandre dizia que eu era para ele como o rouxinol para Milton Nascimento, que explica a canção em entrevista concedida a Márcio Borges publicada originalmente no livreto da Coleção Milton Nascimento – Uma Travessia de Sucessos, produzida por Seleções Reader´s Digest.

BITUCA – Rouxinol foi uma época que eu estava de mal comigo, a vida estava de mal de mim, uma coisa assim, e eu tinha resolvido que ia cantar pela última vez num show. Mas eu não queria fazer igual vários artistas que falam que vão abandonar e acabam não abandonando nada. Eu tinha marcado o show, era um show com a Jazz Sinfônica de São Paulo, os Rouxinóis de Divinópolis e os Curimins de Belo Horizonte, que são corais infanto-juvenis. Aí, naquela noite foi uma coisa, que nesse show eu não cantava Travessia, mas naquela noite resolvi cantar no bis, e foi uma coisa incrível, porque um dos meninos ficou me encarando enquanto eu cantava, em vez de ficar olhando pra frente como os outros meninos. E aquilo foi me incomodando, e ao mesmo tempo que me incomodava, foi a primeira vez que eu cantei Travessia passando a música como um filme de minha vida, e quando eu acabei, foi uma coisa muito forte, porque ninguém nunca me viu cantar Travessia daquele jeito, eu nem lembro como eu cantei, só sei que foi uma coisa muito forte, e só sei que na hora que eu acabei os músicos da orquestra ficaram de pé, o pessoal da platéia também. Foi uma coisa muito bonita e aconteceu que a última palavra da melodia que eu cantei, eu cantei olhando pra esse garoto, “viver”, né. Porque eu acho que eu tinha decretado a minha morte, né, porque parar com música pra mim é igual a morte. E esse “viver” eu fiz olhando pra ele. Depois, mais tarde, eu chamei o garoto no camarim, porque ele passou uma energia pra mim que ele me desconcertou, tirou de minha cabeça aquela idéia de parar com música. MÁRCIO – Bendito menino. E você fez Rouxinol pra ele. Devia ter feito uma estátua. BITUCA – Cheguei e a música veio. Música e letra, no ato.





Rouxinol tomou conta
Do meu viver
Chegou quando procurei
Razão pra poder seguir
Quando a música ia
E quase eu fiquei
Quando a vida chorava
Mais que eu gritei
Pássaro
Deu a volta ao mundo
E brincava
Rouxinol me ensinou
Que é só não temer
Cantou
Se hospedou em mim
(2x)
Todos os pássaros
Anjos dentro de nós
Uma harmonia trazida
Dos rouxinóis



 Para ver a entrevista completa, clique aqui.

Um comentário:

  1. Fico muito grato a deus por ter colocado esse anjo de asa caída em minha vida definitivamente, por todos os séculos, amém.

    ResponderExcluir

me interessa o seu jeito de ver, comente!